Sobre falar inglês…

Postado em Atualizado em

Vi muitos se manisfestarem sobre esse tema nos últimos dias, então discorrer sobre ele foi uma forma de deixar minha opinião, nunca dita nos momentos exatos! Isso é detalhe!

Sob o meu ponto de vista, devido a minha experiência, vou contar o que sinto a respeito de falar inglês e talvez com outro idioma qualquer.
Bem, só pra começar de algum lugar, eu me graduei na língua inglesa pela ACBEU – Associação Cultural Brasil – Estados Unidos, em Salvador, Bahia em 2000. Em 2004 fui para Nova York. Mais uma vez, só para complementar; nesse íntere prestei serviços de tradução, aulas particulares e fui professora do Intersecção (Curso de Pré Vestibular em Salvador, Ba).

Agora, voltando a Nova York… Lá chegando, a saudação daquele policial na saída do aeroporto internacional diretamente para mim fez meu queixo cair no chão. JURO! Não entendi uma única palavra e o cara ficou ali olhando pra minha cara a espera de alguma resposta.

TRÁGICO!

Pensei comigo mesma: – Em que língua mesmo que ele falou? Acho que sobrevoei o deserto do Saara e não sabia…

Seria ridículo dizer que fiquei completamente perdida porque, graças a Deus, existiam os sinais, os letreiros, placas, então eu podia me dá ao luxo de LER! UFA!
Estive fora por 5 anos e o que atestei foi que você só "fala inglês" quando você "ouve inglês".

O que quero dizer com ouvir aqui é entender os sons; porque não estamos habituados àquela fonética. Nosso sentido auditivo tem que estar habilitado para ouvir e apurar os vícios de linguagem, as contrações, os sotaques, as gírias, as diferentes pronúncias advindas das diversas etnias e por aí lá vai…

Quando as sutilezas como esta se tornarem normais na tradução cognitiva em sua mente sem que seja preciso pensar em sua língua nativa e você se sentir confortável em compreender; então abra a boca e fale porque você estará habilitado para isso!

Um amigo sugeriu como prática os PODCASTs.São ótimos e gratuitos! Aí vai a sugestão de um link interessante, mas existem inúmeros espalhados pela web. Boa Sorte a quem se interessar!

http://www.eslpod.com/website/index_new.html

Deixe uma resposta

